18.5.06

Associações Básicas de Encadeamento.

Depois de uma semana de festividades e fitas, o Finisterra regressa à antena. Programa de hoje realizado por Eduardo Brito.

1 - Jeff é filho de Tim: vem a canção do mais novo Buckley, Forget Her, e daqui passamos de filho para pai, de Jeff para Tim, de Forget Her para Song To The Syren, que por sua vez tem uma versão do super grupo da editora 4AD que aqui nos deixa Barramundi: estão em causa os This Mortal Coil, que tiveram entre si Liz Frasier, voz dos Cocteau Twins.

2 - De Glasgow para Sligo: da Pandora dos Cocteau Twins de Liz Frasier, saltamos para a rua ao lado, sempre em Glasgow, para a casa dos Belle & Sebastian e Sleep The Clock Around. De Glasgow para Sligo, então; da Escócia para a Irlanda, sempre a falar de canções de amor, para Perry Blake, para Pretty Love Songs.

3 - E uma das Pretty Love Songs que Blake elogiava era Waiting For The Flood, dos Love and Rockets, com o mesmo Love que da canção de Perry Blake pula para o nome da banda cuja música tem uma guitarra tão parecida com aquela que Bowie imortalizou em Space Oddity e que é a mesma que usa a meio do próximo tema: Buddah Of Suburbia. E da cultura de subúrbio associamo-nos a Jumble Sale Mums, trazida até nos pelos Suede de um Brett Anderson que sempre sonhou ser o Bowie de Space Oddity.

4 - E agora? Se Jumble Sale Mums era lado B de um single de Suede, também Smells Like Teen Spirit é lado B de um single de Tori Amos, isto depois de a apresentarmos como uma conhecida versão, tal como aquela que Martin Gore faz de Candy Says, clássico dos Velvet Underground que aqui nos deixam I’ll Be Your Mirror, sem a voz de Lou Reed, que já convidou Antony para ser a sua segunda voz. E é nesta confusão que a figura andrógina de Nova Iorque salta do espelho e nos diz You Are My Sister, uma hora depois de termos iniciado uma viagem por associações básicas de encadeamento que agora chegam ao fim, que chegam a Finisterra.


Ou seja:

1- Jeff Buckley – Forget Her
2- Tim Buckley – Song To The Syren
3- This Mortal Coil – Barramundi
4- Cocteau Twins – Pandora
5- Belle And Sebastian – Sleep The Clock Around
6- Perry Blake – Pretty Love Songs
7- Love And Rockets – Waiting For The Flood
8- David Bowie – The Buddah Of Subburbia
9- Suede – Jumble Sale Mums
10- Tori Amos – Smells Like Teen Spirit
11- Martin L. Gore – Candy Says
12- The Velvet Underground – I’ll Be Your Mirror
13- Antony & The Johnsons – You Are My Sister